top of page

Tudo sobre Marte, o deus Protetor de Roma

Autor: Matheus Jankovski, Legados de Lupa.

(@legiaofulminatabrasil)


“A vida só é preciosa porque acaba, garoto. Vocês mortais não sabem o quão sortudos vocês são.” - Marte para Frank, em O Filho de Netuno

Marte era o deus romano da guerra sangrenta. Filho de Júpiter e Juno, era o equivalente a Ares na mitologia grega. Sua personalidade agressiva e violenta entrava em contraste com a de sua irmã Minerva, que era deusa da guerra justa e diplomática. Essa diferença entre os irmãos levou a guerra de Tróia, na qual Minerva defendia os gregos, e Marte apoiava os Troianos, que mais tarde vieram a perder a guerra para os gregos.

Marte foi apaixonado por Vênus (deusa do amor) que mantinha relações extra conjugais com ele, já que esta era casada com Vulcano. Dessa relação veio a nascer Cupido.

Os romanos se consideravam herdeiros de Marte, já que os fundadores de Roma, Romulo e Remo eram filhos de Ília e Marte. Os romanos também acreditavam que Marte possuía os poderes de destruição e desestabilização, mas que usava apenas para manter a paz. Ele era protetor do estado romano em tempos de guerra, concedendo força, coragem e habilidade para os guerreiros em combate. Marte também era o deus mais temido e mais importante.

Marte também era conhecido como guardião dos agricultores e da agricultura, a virilidade masculina e os aspectos estratégicos da guerra.

Era representado sempre em pinturas e esculturas como um soldado com uma lança e um escudo, geralmente usando um capacete de guerra. Também era representado pelos animais: urso, lobo e pica-pau.

Os romanos nomearam o mês de março, primeiro mês do calendário romano, em homenagem a Marte, então os principais festivais em homenagem a ele aconteciam no começo desse mês, sendo o mais conhecido o “Feriae Marti”. Outro grande festival em honra a Marte era o “Armilustrium”, que acontecia em outubro, onde seus poderes eram honrados e invocados. Durante os festivais eram feitos cortejos até seu altar localizado no “Campus Martius”.

Templo:

O Templo de “Marte Ultor” ou “Marte Vingador” foi um templo construído pelo imperador Augusto em 2a.C. e foi construído em cumprimento a uma promessa feita pelo imperador, então príncipe, durante a Batalha de Filipos de 42 a.C. e fica localizado no fórum de Augusto, em Roma.

Curiosidades:

O planeta Marte ganhou o nome do deus devida a sua cor chamativa vermelha, e suas luas, Deimos e Fobos, ganharam esses nomes em homenagem aos dois filhos do deus.


NO RIORDANVERSO


Marte aparece sempre com corte militar, com várias cicatrizes no rosto e um óculos escuro para esconder as explosões que acontecem em seus olhos, sempre usando um uniforme militar não apresenta nenhuma espada, apenas granadas em uma bolsa tira colo e um fuzil M16.

Sua primeira aparição foi após os jogos de Guerra, em O Filho de Netuno, para reinvidicar Frank Zhang como seu filho, e da-lo a missão de ir para o Alasca libertar Tânatos. Ele também inclui Percy na missão para que ele aprenda a ter mais respeito por ele. Ele também mostra ser mais disciplinado que sua contraparte grega Ares, já que ele só gosta de guerra se tiver um bom motivo.

Em A Marca de Atena, Frank foi atormentado por vozes das duas personalidades de seu pai, Ares e Marte. Marte exige que ele vingue Roma matando Leo Valdez que havia sido possuído e atirado contra Nova Roma no começo do livro.

Em A Casa de Hades, ainda em guerra contra sua contraparte grega na cabeça de Frank, ele dá uma píton para Frank após ele ter livrado Veneza das Catóblepas.


Se você gosta de mitologia romana ou se identifica com o Acampamento Júpiter dos livros do Rick Riordan, você vai amar participar do nosso grupo do WhatsApp em parceria com a @legiaofulminatabrasil. Clique no botão abaixo para participar:




Fontes:


  1. DANTAS, Tiago. "Marte"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/marte-mito.htm. Acesso em 30 de abril de 2024.

    6. O Filho de Netuno - Rick Riordan

    7. A Marca de Atena - Rick Riordan

    8. A Casa de Hades - Rick Riordan

150 visualizações48 comentários

Posts recentes

Ver tudo

48 Comments


Artemis ;
Artemis ;
May 01

bom demais!!


coorte iv

Like

Caio :D
Caio :D
May 01

mto massa

Coorte IV

Like

Deveras interessante!

Coorte IV

Like

eita q pika Coorte IV

Like

muito fodaa!!!

Coorte IV

Like
bottom of page