top of page

Hércules e seus doze trabalhos

Por: Erick Henrique, Diretor do Acampamento e Conselheiro do C3



Hey, campistas!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!


No mito de hoje, aprenderemos sobre os doze trabalhos de Hércules (imagine então se ele fosse universitário...)


Os Doze Trabalhos de Hércules, também conhecidos como os Doze Feitos de Hércules, são uma série de tarefas heroicas impostas a Hércules (também conhecido como Héracles na mitologia grega) como punição por ter matado sua esposa e filhos enquanto estava sob a influência de uma loucura induzida por Hera, a rainha dos deuses no Olimpo e inimiga de Hércules. Concluir essas tarefas foi uma das principais penitências e desafios enfrentados por Hércules em sua busca por redenção. Aqui estão os Doze Trabalhos de Hércules:


1. Matar o Leão de Nemeia: Hércules foi encarregado de derrotar o Leão de Nemeia, uma criatura invulnerável à maioria das armas. Ele estrangulou o leão com as próprias mãos e usou sua própria pele como uma espécie de armadura.


2. Matar a Hidra de Lerna: Hércules teve que derrotar a Hidra, um monstro com várias cabeças que cresciam quando cortadas. Com a ajuda de seu sobrinho Iolau, ele conseguiu cortar as cabeças da Hidra e queimar o pescoço para evitar o crescimento de novas cabeças.


3. Capturar a Corça de Cerineia: Hércules teve que capturar uma corça mágica que era tão rápida que era impossível de alcançar. Ele finalmente a pegou e a levou de volta como prova.


4. Capturar o Javali de Erimanto: Hércules foi enviado para capturar um javali feroz que aterrorizava a região de Erimanto. Ele conseguiu dominar a criatura e levá-la de volta viva.


5. Limpar os Estábulos de Áugias: Hércules foi encarregado de limpar os estábulos do rei Áugias, que continham uma grande quantidade de esterco acumulado. Ele realizou essa tarefa desviando o curso dos rios Alfeu e Peneu para lavar os estábulos em um dia.


6. Matar as Aves do Estínfalo: Hércules enfrentou uma grande quantidade de aves carnívoras e sanguinárias que infestavam a região de Estínfalo. Ele as derrotou com suas flechas e seu arco.


7. Capturar o Touro de Creta: Hércules capturou o Touro de Creta, que era famoso por sua ferocidade, e o levou de volta a Euristeu.


8. Capturar as Éguas de Diomedes: Hércules teve que roubar as éguas selvagens de Diomedes, que eram conhecidas por se alimentar de carne humana. Ele as acalmou alimentando-as com a carne de Diomedes.


9. Obter o Cinturão de Hipólita: Hércules foi enviado para obter o cinturão mágico de Hipólita, a rainha das Amazonas. Após um mal-entendido, ele teve que lutar contra as Amazonas para obtê-lo.


10. Obter o Gado de Gerião: Hércules foi encarregado de roubar o gado do monstro de três corpos chamado Gerião. Ele derrotou Gerião e conduziu o gado de volta a Euristeu.


11. Obter as Maçãs de Ouro das Hespérides: Hércules teve que viajar até o Jardim das Hespérides, onde as maçãs de ouro eram guardadas por ninfas. Com a ajuda de Atlas, ele conseguiu obter as maçãs.


12. Capturar Cérbero, o Cão Guardião do Submundo: A tarefa final de Hércules foi descer ao submundo e capturar Cérbero, o cão de três cabeças que guardava a entrada do reino dos mortos. Hércules conseguiu dominar Cérbero e levá-lo até Euristeu, mas depois o liberou de volta ao submundo.


Após a conclusão dos Doze Trabalhos, Hércules foi finalmente perdoado por seus pecados e alcançou a imortalidade, tornando-se um herói adorado na mitologia grega. Seus feitos heroicos são frequentemente lembrados como um exemplo de coragem e força sobre-humana.


Gente, eu não sei vocês, mas eu teria desistido no terceiro trabalho, parece até vida de estudante, não é mesmo?

187 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page