top of page

Ícaro, o jovem que voou perto do Sol

Por: Erick Henrique, Diretor do Acampamento e Conselheiro do C3


Hey, campistas!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!


Hoje vamos aprender a origem da música "voar voar, subir subir..."!


Brincadeiras a parte, vamos conhecer a história (trágica, eu diria) do jovem Ícaro, ou da queda dele....

Ok, agora é sério... vamos lá!


A queda de Ícaro é uma história da mitologia grega que envolve a tragédia de um jovem e seu pai enquanto tentavam escapar de sua prisão na ilha de Creta. (Por que estavam lá? Outro dia eu conto) .


Ícaro era o filho de Dédalo, um habilidoso artesão e inventor que estava sendo mantido em prisão na ilha de Creta por ordem do Rei Minos. Dédalo havia criado um labirinto intricado para o Rei Minos, e o rei estava preocupado que Dédalo pudesse revelar o segredo de como escapar do labirinto.


Dédalo estava determinado a escapar da prisão com seu filho Ícaro. No entanto, como não havia saída terrestre da ilha, eles tiveram que encontrar outra maneira de escapar. Dédalo usou sua habilidade como inventor para criar asas para si mesmo e para Ícaro. Ele usou penas de gaivotas e as uniu com cera de abelha.


Antes de partir, Dédalo alertou Ícaro para que fosse cuidadoso e não voasse muito alto, pois o calor do sol poderia derreter a cera que mantinha as asas juntas, e não voasse muito baixo, pois as asas poderiam ficar encharcadas com a água do mar.


Ícaro estava empolgado com a ideia de voar e, assim que eles começaram a escapar, ele não conseguia resistir à tentação de subir mais alto. Ignorando o aviso de seu pai, ele voou cada vez mais perto do sol. O calor do sol fez com que a cera das asas de Ícaro derretesse, e ele caiu do céu em direção ao mar.


Ícaro caiu no Mar Egeu e se afogou. Seu pai, Dédalo, olhou para trás, mas não conseguiu encontrar seu filho. Ele lamentou profundamente a perda de Ícaro e continuou voando até chegar a um local seguro na ilha de Sicília.


A história de Ícaro é frequentemente vista como um aviso sobre a arrogância e a desobediência às advertências dos pais ou da sabedoria mais experiente. É um lembrete de que a busca pelo excesso de ambição pode levar a consequências trágicas. A imagem de Ícaro voando alto e sua queda nas águas do mar tornaram-se um símbolo duradouro na literatura e na cultura ocidental.


Eu posso não ter virado aranha depois do último post, mas uma hora os deuses se estressarão com os meus comentários (apenas fatos, ok?)

288 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page