top of page

Tudo sobre Minerva, a deusa da sabedoria

Atualizado: 10 de mai.

Autor: Samuel Santos e Matheus Jankovski. Os Legados de Lupa (@legiaofulminatabrasil)


“Siga a Marca de Atena. Vingue-me.”

Correspondente a Atena para os gregos, Minerva era filha de Júpiter, que após engolir a deusa Metis, sentiu muita dor de cabeça e pediu para Vulcano para parti-lo a cabeça, de onde saiu Minerva já adulta. Minerva era uma das poucas deusas virgens, ao lado de sua irmã Diana.

Normalmente era representada usando uma lança e um escudo, e vestindo armadura, já que ela também representava a guerra diplomática e estratégica.

Minerva também era uma das deusas protetoras da cidade de Roma, além de ser padroeira dos artesões.

Seu principal local de culto era no monte Capitolino, formando a tríade que era adorada lá com Júpiter e Juno.


SÍMBOLOS


Minerva era geralmente associada a corujas, formigas, a cobra, ao besouro e a Oliveira. Outro símbolo que era associado a deusa era a Égide, um escudo protetor ou um peitoral adornado com a imagem de Medusa, significando seus poderes protetores.


FESTIVAIS


Os romanos faziam festas em homenagem a deusa entre os dias 19 e 23 de março. Entre esses dias acontecia o Quinquatria, onde aconteciam jogos e eventos em homenagem a deusa, e acaba dia 19 que diziam ser a data de nascimento da deusa, e durante esse dia não podia se derramar sangue.


TEMPLOS


Seus templos mais conhecidos são:


Templo de Minerva em Assis, construído por volta do século I a.C., Gneus Cesius, hoje em dia é uma igreja onde muitos peregrinos visitam todos os anos.

Santuário de Minerva (Céstria), é um santuário romano que fica em Handbridge, Céstria, Inglaterra. Foi construído no século II e hoje em dia é selado por uma pedra do século XIX.


NO RIORDANVERSO


Minerva não era uma deusa da guerra, segundo Reyna. Ela era respeitada em Roma, mesmo sendo deusa da estratégia e da sabedoria, mas também era tida como uma deusa virgem e os romanos levam votos de castidade bem a sério. Reyna conta que a ideia de ter um descendente de Minerva no acampamento, chocaria a todos, e se caso existisse, eles teriam atividades mais ligadas à arte do que a pendência natural para combate de sua contraparte grega.

Annabeth voltava da casa de Sally no Upper East Side, quando encontrou sua mãe na estação do metrô. A deusa estava confusa, e não se lembrava de sua filha, e isso preocupou a garota. É revelado então que Atena foi uma das deusas que mais sofreram com o cisma greco-romano, já que Atena era a mais grega das deusas. Em seu surto de dualidade, Minerva pedia que fosse vingada, e que seus filhos iriam vingá-la e se ressentia pelo modo como foi tratada em Roma. No Acampamento Júpiter, é revelado que o real motivo dos Acampamentos serem separados, envolvia a mais importante de suas estátuas, que havia sido roubada, realocada, saqueada, pilhada — como a deusa disse — há dois séculos e na trama geral, a devolução de sua estátua significaria paz e principalmente, vitória na guerra que estava por vir. Também é revelado que ao longo desses dois mil anos, várias vezes a deusa se manifestou, escolhendo seus filhos para seguirem a Marca de Atena para que sua estátua fosse encontrada, mas sem sucesso. Reyna conta que, um ano antes de Percy e Annabeth encontrarem a escola de magia de Circe, um semideus apareceu na costa, e que ele estava meio louco pela sede e pelo calor por ter ficado à deriva no mar por dias, e ele dizia ser filho de Atena. Também é dito que, antes de Circe o transformar em um porquinho-da-Índia muito maluco, o semideus murmurava e delirava sobre a falha de sua missão, revelando que ele havia ido até Roma, seguindo a Marca de Atena.

Ela também é mencionada como uma das deusas que assistia Reyna e sua luta contra Órion. E quando Belona falou com sua filha, Atena também escutou e acreditou nela. Quando a pretora devolveu a Atena Partenos para o Acampamento Meio-Sangue, todos os deuses tiverem suas personalidades estabilizadas e puderam ir lutar na Acrópole de Atenas, derrotando um a um, os filhos de Gaia nascidos especialmente para destroná-los — os chamados Gigantes.

Além de distribuir proteção e coragem, a estátua de Atena atualmente guarda, junto com o Pinheiro de Thalia, o Velocino de Ouro e o dragão Peleu, a entrada principal do Acampamento Meio-Sangue.


Se você gosta de mitologia romana ou se identifica com o Acampamento Júpiter dos livros do Rick Riordan, você vai amar participar do nosso grupo do WhatsApp em parceria com a @legiaofulminatabrasil. Clique no botão abaixo para participar:




Fontes:


DANTAS, Tiago. "Minerva"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/minerva.htm. Acesso em 07 de maio de 2024.





A Marca de Atena (Os Heróis do Olimpo Vol. 3)


O Sangue do Olimpo (Os Heróis do Olimpo Vol. 5)

52 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Não vou nem dizer nada….

Amei a versão romana de mamãe

Like
bottom of page