top of page

Mito da semana: Medusa - Vilã ou vítima?



Antes de ser transformada em monstro, Medusa vivia com suas irmãs no templo de Atena. Ela era uma linda mulher com traços elegantes e um cabelo invejável.

Filha das divindades primordiais marinhas Fórcis e Ceto, irmã de Esteno e Euríale, Medusa era a única mortal da família, e respeitava os ensinamentos de Atena se mantendo virgem e casta para continuar a exercer o sacerdócio. Entretanto, a sua beleza atraía homens de muitas cidades, que iam ao templo para observá-la, o que enfurecia a deusa. Um desses homens era Poseidon.

Poseidon tinha consciência de que as sacerdotisas de Atena deveriam ser puras, mas isso não o impedia de cortejar a bela Medusa, que se esquivava constantemente. Cansado de ser recusado e dominado pela paixão, o deus dos mares decidiu violar* a sacerdotisa dentro do templo e em frente à estátua de Atena que, furiosa, optou por castigá-la** — afinal, Poseidon estava apenas seguindo sua natureza de homem***, e a culpada era aquela que o seduziu com seus encantos.****

Pela violação de seu templo, Atena transformou Medusa num terrível monstro. Seus cabelos viraram serpentes, seu corpo criou escamas e os dentes foram transformados em presas de javali. E o pior: a maldição determinava que todos os que olhassem para ela virariam pedra, o que condenou Medusa a uma terrível solidão.

Expulsas do templo, as três irmãs se refugiaram em uma caverna no extremo oriente da Grécia, onde podiam viver sem maiores conflitos — até que os guerreiros da Grécia passaram a visitar o local para confrontá-la e tomar sua cabeça como arma.


*Em outras versões sempre falam que a Medusa seduziu o deus. Não sei se o pior é ele ter estuprado ela ou ELA ter sido culpada.


**Castigá-la por uma coisa que ela não conseguiu impedir? Se ela tivesse concordado em ter relações com ele, ainda assim não merecia ter sido a única punida.


***Natureza de homem? Tudo bem que são épocas muitíssimo diferentes, mas assim… é natureza de homem violentar uma sacerdotisa? Ele violentou a moça, mas tá tudo bem! É natural. Às vezes eles tem esses desejos. NÃOOO!


****E finalmente chegamos na melhor parte. A culpa é dela. Ela seduziu o deus com seus encantos... Ela tava com roupa inapropriada? Ela teve realmente culpa? Se você acha que sim. Saia do fandom, obrigada. No caso de matar heróis "injustamente", acho que eles foram atacar ela primeiro, não?


Texto original: vários autores.

Adaptação: J.C.

Arte: autor desconhecido.

181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page