top of page

Mito da Semana: Laodâmia e Protesilau



Esse é o mito do herói que morreu antes da guerra começar (tá, não foi antes da guerra, ele ainda conseguiu matar alguns inimigos...)

Segundo uma profecia, o primeiro herói grego que pisasse em Tróia iria morrer. Simples, né? Nenhum herói quis ser o primeiro, nem mesmo Protesilau, já que ele tinha o seu amor esperando por ele.

Ainda assim, não foi do jeito que ele planejou. Protesilau foi vítima de um ardil por parte de Ulisses que atirou o seu escudo para a praia, saltando em cima dele e dando a ilusão de que era o primeiro a pisar na superfície de Tróia. Vendo isso, Protesilau saltou também para a praia, pisando o solo e assumindo a maldição que a profecia informou.

A história poderia ter acabado por aqui, mas pelo grande amor que Laodâmia tinha por seu marido, pediu aos deuses que o deixassem ver uma última vez, para se despedir dele. Os deuses permitiram, por alguma razão desconhecida, e com ajuda de Hermes, Laodâmia pode ver Protesilau durante algumas horas.

Quando seu tempo acabou, Laodâmia não quis continuar a viver sem seu amor e deu fim a própria vida.

Higino dá um fim ainda mais triste para ela, ele diz que Laodâmia viveu por um tempo com uma estátua de madeira com o rosto de seu amado herói. Seus familiares resolveram queimar aquela figura que trazia vergonha ao restante da família, mas ela se jogou junto com a estátua ao fogo, pois já não restaria nada para ela.

Texto original: Vários autores.

Adaptação: Julianne Cabral.

Arte: Artista desconhecido.


200 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


é um mito bem trágico que não conhecia anteriormente

Like
bottom of page