top of page

Minotauro, Perseu e o fio de Ariadne

Por: Erick Henrique, Diretor do Acampamento e Conselheiro do C3


Hey, campistas!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!


Eu disse que um dia contaria sobre o motivo de Dédalo estar na prisão, não foi?


Pois bem.


A história começa com o rei Minos de Creta, que estava em busca de poder e glória. Ele pediu ao deus Poseidon, o deus do mar, para enviar um touro branco como símbolo de sua aprovação divina. Minos prometeu sacrificar o touro em homenagem a Poseidon após tê-lo usado para aumentar seu poder.


No entanto, quando Minos viu o belo touro branco enviado por Poseidon, ele decidiu não sacrificá-lo e, em vez disso, ofereceu um touro comum em seu lugar. Isso enfureceu Poseidon, que decidiu punir Minos.


Como parte de sua vingança, Poseidon fez com que a esposa de Minos, a rainha Pasífae, se apaixonasse pelo touro branco. Ela ficou obcecada pela criatura e, com a ajuda de Dédalo, um habilidoso artesão e inventor, ela engendrou um plano para se unir ao touro.


O resultado dessa união foi o nascimento do Minotauro, uma criatura com corpo de homem e cabeça de touro. Pasífae estava envergonhada e aterrorizada pelo nascimento do Minotauro, e Minos também ficou furioso com a aberração que havia sido gerada.


Minos, envergonhado e determinado a esconder o Minotauro, ordenou que Dédalo construísse um labirinto intrincado na ilha de Creta. O Minotauro foi colocado no centro do labirinto, onde ele não poderia escapar, e foi alimentado com vítimas humanas regulares enviadas a Creta como tributo.


O herói grego Teseu, com a ajuda da princesa Ariadne, conseguiu entrar no labirinto e derrotar o Minotauro. Ariadne forneceu a Teseu um novelo de linha, que ele usou para rastrear seu caminho através do labirinto e depois matar o Minotauro.


A história do Minotauro é uma narrativa trágica de uma criatura nascida devido à desobediência e à vingança dos deuses. Ela também destaca o papel de Dédalo como um habilidoso construtor de labirintos, uma figura importante na mitologia grega. A lenda do Minotauro continua a ser uma parte significativa da mitologia e cultura gregas até os dias atuais.


Aí aqui eu lhes pergunto, que culpa tinha o pobre do Minoutauro, afinal?

Nosso boizinho injustiçado!



37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page